20 anos de Arquitetura e Arte


20 anos de trabalho no universo da Arquitetura e Arte.

Pouco tempo para uns...bastante para outros...mas para mim, a certeza de que a base está sólida para, nos próximos 40 anos, ter muita realização pessoal e profissional.


20 anos da época em que comecei a estagiar em obra com as cobranças e desafios de um emprego...sem moleza e com todas as cobranças daquilo que eu ainda não sabia e aprenderia “na marra” do dia-a-dia.


20 anos da época em que tomei coragem de deixar os trabalhos de aquarela, nankin e carvão, para me aventurar com a tinta acrílica e tela. Foi o investimento em 5 latas de 1litro de tinta acrílica de parede (branco, preto, azul, vermelho e amarelo) e muitos metros de tecido algodão e brim bem baratos. Bem assim, foi com o que tinha e com o que era suficiente.


20 anos aprendendo, acertando, errando e fazendo tudo de novo...e, em muitos casos, insistindo muito naquilo que somente faria sentido anos depois. Apenas sabendo que valeria a pena algum dia. E hoje eu sei que valeu à pena para meus próximos 40 anos.


Mas de tudo que pude aprender até hoje, eu acredito que o mais importante tenha sido a percepção de uma qualidade que entendi possuir. A capacidade do silêncio. De saber ouvir sem precisar dizer nada. A capacidade de ouvir o que o outro fala. A capacidade de ouvir a mim mesmo. A capacidade de ouvir com uma percepção externa que permite entender diferentes possibilidades e construir novos contextos.


Em um primeiro momento, tudo muito abstrato, mas uma abstração que vem sendo transformada em arquitetura e arte de forma concreta e real.


Ouvir não é um ato que fazemos apenas com os ouvidos e também não é algo que nos obrigue a dizer em resposta. Muitas vezes nem devemos. Quando ouvimos, devemos fazer em conjunto com os demais sentidos e refletir sobre o que está sendo dito, caso contrário, não teremos captado informações suficiente para darmos boas respostas e termos bom entendimento.


Para mim, quando paramos para ouvir é quando realmente começamos aprender e criar boas ideias e soluções. Acho que isso, foi minha grande conquista e aprendizado profissional destes primeiros 20 anos.


Maurício Aurvalle.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo