Brasil da insegurança. Precisamos reagir.

Atualizado: 20 de abr. de 2019



Mais um dia e mais uma notícia de um amigo que foi vítima de algum tipo de violência na rua.

Nos telejornais, somente notícias de Crise, Corrupção e Criminalidade. E pra amenizar a coisa, alguma futilidade das mais desnecessárias possíveis.

Até quando conseguiremos aguentar essa balança desfavorável pro nosso lado? E isso não se resume apenas na segurança, mas se estende na educação e saúde, elementos básicos de uma sociedade. Todas cada vez mais abandonadas, humilhadas e desvalorizadas

Com os profissionais da educação e da segurança isso já começou a muito tempo. Nossos policiais olham para os cidadãos com desconfiança, pois não se sentem seguros. Tente dar bom dia ou boa tarde a algum desses profissionais para ver a reação deles. Eu faço isso seguidamente e a grande maioria me olha com surpresa e, timidamente, me retribuem o comprimento. Alguns, pela surpresa, ou não acharem que foi com eles, simplesmente não comprimentam...apenas dão aquele olhar de estranheza.

E porquê isso?

Pelo simples fato de a sociedade ter se afastado da nossa polícia, tendo como uma das grandes causas a transferência à esta instituição todos os problemas que o estado possui para proporcionar segurança à população.

Com os professores a situação é muito semelhante, pois sua autoridade em sala de aula, a muito tempo, deixou de ser como deveria. Eles vem gradativamente perdendo cada vez mais o respeito, o valor e o reconhecimento que eles realmente merecem.

Vivemos em um país onde as coisas são apenas ditas da boca pra fora, porque se realmente fosse a vontade de uma sociedade ( civil e política), toda essa razão e reconhecimento sairiam do papel e do pensamento e passariam a fazer parte da vida real.

Ao contrario disso, vivemos apenas a demagogia destas questões. Apenas tornamos mídia em nossas redes sociais.

Culpá-los de estarem cada vez menos preparados? É claro que estão, pois este despreparo caminha na mesma proporção que recebem apoio dos governos.

Classe médica? Se prepare. Pelo visto como o descaso com a saúde anda, vocês, muito em breve, passarão a responder socialmente por estes problemas. Queiram ou não, a população passará a olha-los como hoje olham professores e policiais, responsabilizando estes profissionais pelos problemas e descaso que suas profissões sofrem.

Chegará um ponto onde os médicos cubanos passarão a ter mais eficiência do que vocês, afinal, eles sempre fizeram medicina com praticamente zero de recursos!!!! E nesse caos e descaso da nossa saúde sucateada, eles, de longe, possuirão mais experiência que vocês.

Como resolver estes problemas? Nessa atual conjuntura do país eu acho quase impossível, pois dependemos de nossos políticos e suas politicagens que claramente demonstram não levar a lugar algum.


Demonstram-se um bando de incompetentes para resolverem problemas e um bando de pós doutorados em abrirem brechas e inventar escândalos. Uma camada de cidadãos que transformaram uma posição pública em emprego de carreira com aposentadoria gorda.

Esqueceram que foram indicados pela população para representá-los de forma a proteger os interesses públicos. E o que vemos, cada vez mais, é um bando de abutres transformarem posições de representação pública em uma penca de empregos corporativos e partidários onde o grau de meritocracia é completamente deturpado do que nós, cidadãos trabalhadores, conhecemos.

Me pergunto porquê um cidadão trabalhador, ao olhar a bandeira do Brasil e a bandeira de um Partido Político, opta por defender uma bandeira de partido? Os partidos não deveriam estar acima da nação. Olhando esse circo político, onde são os palhaços que assistem (nós), só consigo enxergar político agindo para impedir que outro político faça algo, ou articulando movimentos para que seus deslizes não sejam descobertos...ou pior, ser descoberto, hoje em dia, nem mais é o problema, o único problema é se resultar em algum tipo de condenação...fato esse que, em sua grande maioria, é feita por seus pares...tão sujos e tão cheios de cantinhos escuros que preferem absolver para em um possível problema no futuro ter a sua moeda de barganha.

A justiça tarda mas chega...o problema é que ela não ganha na votação das casas. A casa a derruba na votação.

Gostaria que todos os políticos fossem investigados e todo aquele que caísse fossem afastados da vida pública para todo o sempre. Não poderia haver uma segunda chance para esse caso. É como o Color ser caçado, condenado, ter ficado 8 anos inelegível e quando volta consegue ser o presidente da comissão de ética....mas onde está a Ética nesse país?

E exemplos com este tem aos milhares....não vou nem falar dos que continuam exercendo seus cargos mesmo estando presos. Uma piada!!!

Porque deveríamos defender os políticos? Não deveria ser ao contrário? Gostaria que caíssem todos, sem exceção, se provado suas culpas. Todos que de alguma forma tenham-se envolvido em questões impróprias. Caiam os FHC´s, os Alkmins, os Serras, os Sarneys, os Lulas, as Dilmas, os Dirceus, os Malufes, os Cunhas, o raio que o parta e quem quer que seja, porque estas pessoas não podem ser mais importantes do que a nação. Que caiam todos que tiverem que cair e que por meio disto, inicie-se uma mensagem clara a nação e aos futuros adultos de que o errado não será justificado pelos seus fins.

Não podemos mais admitir isso!!

E quem sabe assim, em um futuro sem data, possamos contar com políticos fazendo a verdadeira política para a nação.

Hoje em dia, se o candidato a político for famoso será praticamente certo que ele será eleito. Não interessa se ele sabe alguma coisa ou não...isso não é importante...ou, isso é o menos importante. Só que este asno cultural e profissional, que passará a ser um representante do povo, irá decidir sobre questões importantes de nossas cidades, estados e país. Irá compor quem decide o nosso futuro.

No mundo de hoje, temos pré requisitos para tudo, desde altura mínima para se andar num brinquedo de parquinho até para se inscrever em qualquer vaga de emprego ou estudo público. Para ser um Médico da rede pública ou um Juiz, quantos anos de estudo e diploma é preciso para isso?

Só o político, um dos cargos públicos de maior relevância, precisa apenas saber escrever o próprio nome e demonstrar que consegue ler...eu disse ler...interpretação de texto já é algo muito mais complexo e, para a grande maioria das mulas de manobra, algo completamente desnecessário.

A verdade é que a política que nós temos não demonstra nenhum interesse real em definitivamente resolver os problemas do país.

Não tem dinheiro para as questões básicas da população. Não tem segurança nem presídios.

Não tem hospitais nem medicamentos nem equipamentos para atender a população.

Não tem um ensino de formação com o mínimo de qualidade.

Mas, temos Copa do Mundo, Temos Olimpíadas, temos Carnaval, Temos Panamericano, Temos grana sobrando para emprestar aos outros, temos grana para superfaturar todo o tipo de contrato e obra pública e também Temos fortunas para sustentar um parcela de funcionarismo público sem nenhuma necessidade, inclusive e monte de político, pra quê?!!! .... temos ... temos ... temos...mas vai pra onde? Pra que bolso?

Comparando nossa política com outras questões mais acessível a qualquer simples brasileiro, podemos pensar:

1) Quando o seu time vai mal e a torcida pede a saída do treinador, do atacante ou o que for....o que acontece? Na sua grande maioria, o profissional reconhece a sua incapacidade de continuidade e pede para sair. E quando não o faz, ele é demitido.

2) Quando uma empresa vai mal e a responsabilidade recai sobre determinadas pessoas ou setores eles não são demitidos?

Agora me diz. Isso é algum tipo de Golpe?

Quando nosso representante maior da nação demonstra claramente a sua incompetência e a maioria da população pede a sua saída....porque isso é chamado de golpe? Mas que golpe? A cadeira de presidente não pertence a uma pessoa ou partido, ela pertence a escolha de uma maioria e é essa maioria que tem o direito de empossar e também de desempossar.

Chega de brigarmos por bandeiras partidárias!! Isso pouco importa!!

Precisamos lutar e defender a nossa maior bandeira, aquela verde, amarela e azul!!!!

Sem dúvida alguma queremos todos as mesmas coisas:

1) Todos queremos uma saúde de qualidade.

2) Todos queremos uma segurança efetiva, leis eficazes e um sistema prisional digno.

3) Todos queremos uma educação valorizada e de extrema qualidade.

4) Todos queremos menos impostos e que eles sejam corretamente aplicados. 5) Todos queremos melhores condições e oportunidades para trabalho e negócios.

E a lista não tem fim.

Então, porque deixarmos essas bandeiras partidárias inviabilizarem tudo isso com suas disputas de poder?

Afinal, todos nós estamos pagando essa conta diariamente nos preços de tudo!!

Afinal, a violência não faz mais distinção de classe social nem cor ou qualquer outra coisa. Ela se apresenta para todos e a qualquer momento.

Nos dias de hoje eu me sinto um completo refém. Tenho a sensação que a sociedade caminha a passos cada vez mais largos em direção a alguma espécie de caos.

Noto que ainda estamos embriagados com certos prazeres da vida contemporânea. Iludidos com uma vida virtual onde tudo é belo e todos são bem sucedidos. Vivemos sob uma redoma que brilha aos nossos olhos e que nos fazem olhar sempre para cima. Nos distrai de enxergar onde pisamos. E quando, por algum descuido, desviamos nossos olhares, nos deparamos com uma realidade muito mais dura....ainda bem escondida sob uma ilusão de esperança, mas ela está ali. Nua, crua e violenta.

Na verdade, vivemos em um país de estatísticas que comprovam o quanto violentos somos. Matamos mais que guerras. Nossos presídios poderiam representar a população de alguns países, principalmente se houvessem mais vagas e a grande maioria não viesse sendo solta por falta "de leito".

Como ficamos?

Ficamos a deriva, sozinhos e ainda por cima desarmados. A única coisa que te resta fazer após um assalto é a de assinar papéis com a única função de alimentar estatísticas.

Você imagina a frustração de um policial arriscar a sua vida para prender um ladrão e vê-lo ser solto antes mesmo deste policial terminar de preencher toda a papelada?

Isso é um deboche!!!!!

Está cada vez mais perigoso sair à rua, principalmente à noite. São arrastões em bares, roubos de carros e fica tudo impune, pois não tem mais como atender isso. Não vemos polícia na rua e quando enxergamos uma viatura, temos a certeza de que algum problema aconteceu, pois parece ser a única justificativa lógica para a sua presença naquele local.

Ouvimos declarações de representantes da segurança pública aconselhando a não sairmos à noite. Como assim?!!!!! Toque de recolher?

Vamos esperar a situação chegar a qual ponto?

Estamos perdendo essa luta de lavada, pois somos nós que estamos presos e cheios de regras a cumprir. Temos que cuidar de tudo...como sair do carro, como chegar em casa, em qual restaurante eu vou, até que horas eu vou ficar na rua, qual ônibus eu vou pegar...tudo hoje em dia precisa ser avaliado em função da violência. Porraaaa!!!!

No RJ temos morros que parecem um país independente, uma Alepo de traficantes, milicianos e facções. No norte do país existem cidades que vivem em pleno faroeste brasileiro. No sul, todo o dia explode alguma agência de banco ou centenas de carros são roubados....E tem ficado quase por isso mesmo.

Se não nos posicionarmos que estamos enfrentando uma guerra, vamos nos transformar em um México que por muito tempo se ajoelhou ao narcotráfico e a violência.

Vamos esperar até quando? Até que pendurem um corpo no viaduto da Goethe?

Se fôssemos um país com histórico de guerra, esta nação já teria pegado em armas contra essa violência descontrolada e a população responderia a bala. Para a sorte da bandidagem, somos uma nação que acredita quando um assassino jura que não fará de novo e solta-o...ou então oferece perdão a filha que mata os pais transformando-a em pastora e encaminhando-a a algum cargo político...ou então, que oferece indulto de natal pra marginal perigoso. Temos que intensificar a nossa indignação e nos transformarmos inconvenientes para nossos políticos e governantes. Chega de pagarmos a conta dessa farra toda.

Temos que ser ouvidos pelos nosso políticos e governantes...ontem!!!

Está na hora de agir.

Maurício Aurvalle.

#TextosMaurícioAurvalle #Opinião

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo