Em sofá de três, só sentam dois.


Em sofá de três, só sentam dois.


É isso mesmo que você leu.

Por mais que você acredite que ao comprar um sofá de três lugares irá conseguir fazer com que três pessoas sentem confortavelmente no sofá, isso “nunca” irá acontecer. Talvez até possa, mas saiba que alguns fatores deverão ou estarão acontecendo para que isso se torne verdade.

Eu te explico.

Você já imaginou três homens sentados em um sofá de três lugares? Já conseguiu assistir a essa imagem sem achar engraçado ou se constranger ao perceber que nenhum deles está confortável?

Tirando a situação onde esses três homens estejam jogando algum vídeo game ou torcendo fervorosamente para algum time de futebol, pode escrever, eles estarão desconfortáveis.

Homens não gostam de ficar se encostando. Aquela possibilidade de um joelho, sem querer, encostar no do outro causa um desconforto gigantesco...em casos, até, ojeriza. Ombro com ombro então? Totalmente desagradável.

Ao chegar em uma sala de espera, analise como as pessoas tendem a ocupar as cadeiras. Geralmente, seguindo intervalos vazios de um lugar. O mesmo ocorre quando entramos no ônibus ou lotação, damos preferência sempre para os lugares vazios. A possibilidade de sentar e encostar em outro, em muitos casos, pode ser perturbador.

É claro que grandes amigos e pessoas próximas conseguem relaxar e se espremerem um pouco no sofá, mas ainda assim, isso exige uma boa dose de privacidade....rola aquele braço sobre o encosto por parte de quem senta na ponta....e a pessoa do meio sempre fica parecendo estar em uma partida de tênis...cabeça pra esquerda, cabeça para a direita...e assim a noite inteira....até se acostumar ouvir a conversa sem olhar para quem está falando. Fica estranho, pois todos olham para direita, onde está o locutor, e o dito a olhar para a esquerda (geralmente observando algum quadro) na expectativa de que logo alguém deste lado tome a palavra. Realmente engraçado.

Mas isso não se restringe somente a homens. Pessoas com pouca intimidade também compartilham destes desconfortos. Pode parecer ridículo, mas, no fundo, sabemos que é verdade.

Se o sofá for para quatro pessoas...bom, daí começa a ser possível três pessoas sentarem com um certo conforto, pois normalmente nós não sentamos retos como bonecos Playmobil ou alguém que aguarda temerosamente uma consulta médica. Nós sentamos sempre de forma mais “a vontade”...cruzamos as pernas, nos inclinamos mais para um dos lados...enfim, tendemos a ficar mais a vontade...e para isso, precisaremos de espaço.

Enfim. Se quiseres que três homens sentem em um sofá de três tenha certeza que precisará passar algum jogo de futebol importante (finais ou mata-mata) ou um vídeo game. Se não for isso, algum inventará uma desculpa para se levantar e procurar qualquer coisa que sirva de acento.

Essa é uma boa dica para a próxima vez que fores receber seus amigos.

Abraço!

Maurício Aurvalle, arquiteto.

#TextosMaurícioAurvalle #Interiores

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo