top of page

Dicas para decorar!!


Dicas para decorar!!


Uma coisa que todo mundo gosta ou gostaria de fazer mas não sabe como é aquele, tão simples mas tão complicado, mudar a cara da sua casa. Ou então naquela dúvida cruel sobre o que fazer para a casa nova na qual está se mudando.

O motivo pouco importa, o fato é que, de uma forma ou de outra, qualquer um se encontrará nessa situação algum dia, seja para a casa ou para o seu local de trabalho.

A dica principal, é claro, é a contratação de um profissional da área, ou um arquiteto ou um decorador, a sua escolha. Mas a verdade que muitas vezes isso acaba sendo visto como um custo pesado dentre as possibilidades de investimento do momento ou até mesmo por acreditar que consegue e leva jeito para o negócio.

Bom, se o jeito é o famoso DIY! (tradução: faça você mesmo!) então vale algumas dicas bacanas que certamente lhe ajudarão muito.

A minha primeira dica é:

Faça muita pesquisa de imagens das quais identifique elementos, tecidos, cores, mobiliários, etc. dos quais você goste. Faça isto em bastante quantidade, independente se as escolhas são parecidas ou você nem sabe ao certo porque gostou. Não importa. Salve o máximo que conseguir de imagens que te agrade para tudo e qualquer coisa.

Não tenha medo de dedicar horas e até dias nesta pesquisa, pois ela será o seu maior conselheiro na hora de realizar escolhas. Nos dias de hoje, só não faz pesquisa quem é preguiçoso!!!

Porque eu indico a pesquisa de referencias como a ação mais importante? Você verá que, ao olhar as escolhas feitas, salvastes muitas fotos com elementos semelhantes, tais como cores de parede, tipos de sofás, tipos de tapetes, tipos de cortinas, mesas de jantares, cadeiras, e por aí vai. O fato de repetires as escolhas lhe dará indícios do que você realmente gosta e também lhe dará mais segurança na hora de tomar a decisão.

A minha segunda dica é:

Após identificar os elementos que mais te agradam, comece a questioná-los se eles realmente serão bons e agradáveis no seu uso diário. Seja honesto consigo mesmo. Cores vibrantes, cadeiras com designs mirabolantes, quadros obscenos, mesas delicadas, sofás esparramados, etc... são todos muito bonitos nas fotos das revistas, mas devemos avalia-los em nossa realidade do dia-a-dia. “Sofá branco é lindo, mas eu sou neurótico com limpeza. (?)” ou “Adoro arte erótica, mas o que o meu filho pequeno e os seus amiguinhos vão pensar?” ou “adoro tapete no banheiro, mas eu sempre erro a mira do xixi no vaso”....

Questione as escolhas e aprenda a se conhecer.

A minha terceira dica é a que mais me arrepia:

Não combinarás cores e estampas por serem iguais ou da mesma cor!!

Há quem goste das decorações monocromáticas, mas para se conseguir qualidade neste tipo de trabalho tem que ter muita categoria e experiência profissional para não deixar o espaço cafona ou brega. Bons profissionais obtêm êxito quando optam por este estilo.

No entanto, como você não é um bom profissional da área (e muito provavelmente nem profissional da área ou nem com afinidades do assunto) o máximo que conseguirás será algo parecido como uma combinação de pijama. Sim, sua casa ou parecerá um pijama colorido com estampas medonhas ou parecerás um torcedor fanático de um time de futebol ou escola de samba por causa daquela única parede pintada com uma cor bem berrante.

Combinar na arquitetura/design/decoração significa HARMONIA. Ou seja, colocar elementos/estampas/cores que se complementem e valorizem um ao outro. Cores diferentes combinam quando são agradáveis juntas. Até mesmo as decorações “monocromáticas” são feitas por diferentes tons da mesma cor. Afinal, assim também é a pintura.

E a minha quarta e última dica de hoje é:

Faça uma escolha por vez.

Como você já fez uma pesquisa de referências você já conseguiu identificar os elementos principais do seu conjunto. Escolha um deles para começar.

Se queres começar pelo sofá, que assim seja e esqueça, momentaneamente, o resto. Escolha o sofá do seus sonhos e ponha na sua sala e curta muito ele. A partir dele você começarás a definir o restante dos elementos...Pensarás a melhor cor das paredes para combinar com ele, quais cadeiras ficariam bacanas junto com o sofá e com a cor escolhida para as paredes e por aí vai. Lembrando sempre de consultar as suas escolhas feitas lá no início na pesquisa.

Enfim, para tudo se tem um jeito, e mesmo se nada do que foi dito acima funcionou para você, ainda assim há esperanças...invista em um profissional para lhe ajudar a resolver seu quebra-cabeça.

Grande braço!!!

Maurício Aurvalle, arquiteto e decorador.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Luxo Arquitetura e Moda

Esse é o nosso projeto comercial que buscou atender à um público feminino de puro Luxo. Me segue no Instagram :-) #Decoração #Arquitetura

bottom of page