top of page

Por que contratar uma CONSULTORIA em ARQUITETURA?


Ou...melhor dizendo...

“Quando seria ideal contratar uma Consultoria em Arquitetura?”


A contratação deste trabalho pode ser dividida em quatro grandes áreas: Estudos de Viabilidade; Questões Legais; Reformas e Decoração, pois cada área de atuação possui uma forma de trabalho e um material a ser produzido como resultado de entrega.

Estudo de Viabilidade

Para este contexto se encaixam todas as situações nas quais o cliente possui algo (imóvel, terreno, um negócio, etc..) e necessita saber o que é possível ser feito nele.

Para o caso dos terrenos, o E.V. realiza a leitura técnica do terreno, identificando tudo que a lei permite construir e os tipos de negócios possíveis de serem aprovados para uso. Por meio desta leitura, é possível visualizar o potencial construtivo e, com isso, obter informações de custos sobre um possível projeto.

Para imóveis existentes, é possível identificar, além das atividades permitidas pela legislação, quais as melhores reformas e aproveitamentos para transformar no resultado desejado.

Questões Legais

Esta é a parte da profissão que o arquiteto lida, exclusivamente, com questões de aprovação junto aos órgãos de prefeitura. Como: regularização de imóveis, viabilidade de usos, viabilidade de ampliações e tudo mais que envolva a legislação urbanística de cada cidade.

Reforma

Quando alguém decide por fazer uma reforma, a primeira ação que deveria tomar antes de contratar qualquer profissional ou serviço, seria a contratação de uma Consultoria.

Isto porque, baseado nas intenções ou necessidades do cliente, o profissional arquiteto saberá informar tudo o que implica em termos de obra, custos, intervenções e logísticas.

Por exemplo:


Ao reformar um determinado cômodo de uma casa, as pessoas apenas contabilizam as ações mais vistosas e realizam previsões e expectativas baseadas nessas poucas intervenções identificadas.

Para muitas pessoas, reformar um banheiro velho é apenas trocar os revestimentos de piso e parede e alguma coisa a mais, mas se esquecem todo o restante que estas ações implicam e que um banheiro antigo exige: trocara tubulação antiga; realizar novos ralos; cuidados e riscos com a desmontagem e remontagem do fechamento do box; cuidados com a impermeabilização do piso do box; revisão de tomadas, e por aí vai. Tudo isso é custo e leva tempo para ser realizado. Por isso que a maioria das pessoas dizem que obra dá dor de cabeça, mas a verdade é que resolvem fazer sem planejar ou conhecer.

Decoração

Bom. Como a Consultoria poderia ajudar em um processo de decoração?

Simples, quando o que você busca são boas informações e orientações sobre o que fazer para dar um UP na sua casa, trabalho ou negócio. Locais onde comprar, indicações de o quê se deve fazer primeiro, sugestões de cores e por aí vai.

Você já passou pela situação de ter comprado o sofá errado? Muita gente já, pois este é um erro comum. Quando um arquiteto orienta, ele consegue adequar o modelo/tamanho/conforto/estilo/cor do sofá para o espaço e uso destinado. E assim vale para todos os outros itens, de iluminação à quadro na parede.

Para quem não quer contratar um projeto completo de arquitetura, o formato de Consultoria é o ideal para não se arrepender depois.

Custo Estimado

Este item é um Bônus!!

Esta ferramenta, eu costumo dizer, é um dos grandes conselheiros de quem pretende realizar algum tipo de reforma, projeto, decoração ou qualquer outra coisa. Nada mais é do que identificar tudo que será preciso, entre materiais e profissionais, e estimar valores reais para cada item. Um bom profissional consegue identificar “tudo” que será preciso e mensurar reservas para ações não previstas.

O Custo Estimado é uma das melhores ferramentas de se ter pronta antes de iniciar qualquer ação. Afinal, é muito mais barato investir para saber quanto irá gastar do que pagar o que não previa para conseguir sair/terminar.

A beleza do universo arquitetônico é que ele é muito maior do que apenas belas formas.

Se você gostou, indique para um amigo :-)

Maurício Aurvalle, arquiteto.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page