Trabalhar Diferente


Precisamos trabalhar diferente

para vivermos melhor.


Trabalho e Qualidade de Vida

Vivemos em um mundo totalmente mergulhado em transições.

Estamos enfrentando muitas quebras de paradigmas e sensos comuns.

Aquela maneira que sempre algo foi feita está perdendo a sua aplicabilidade ou eficiência.

A vida humana foi invadida por uma grande quantidade de novos condicionantes que levaram as simples equações de nossas ações diárias à um grau elevado de complexidade.

Vender não é mais apenas vender. É preciso realizar muita ação antes de conseguir chegar no momento da venda. E isto é um sinal de como estamos exigentes como consumidores, pois passamos a ter muitas alternativas de consumir o mesmo produto ou serviço.

Um bom exemplo recente são os taxis versus os serviços de aplicativos. Por muito tempo os taxistas nadaram sozinhos e isto fez com que questões básicas de atendimento aos passageiros fossem colocadas de lado e tornado o serviço, de modo geral, caro e de baixa qualidade.

Se como consumidores percebemos as grandes e velozes mudanças que vem acontecendo, o mesmo temos percebido em nossas personas profissionais e empresariais. A forma como estamos tendo que nos relacionar, ou querendo nos envolver com nossos trabalhos e negócios, estão precisando de mudanças.

Um grande impulsionador vem sendo as novas gerações nascidas na era digital e do celular. Tudo é mais dinâmico, mais imediato e muito mais comprometido com uma qualidade de vida do que necessariamente com o trabalho duro de antigamente.

Algumas pessoas podem dizer que - “essa juventude não quer saber de trabalho”- ou então que - “já querem começar de cima”- ...e de certa forma tem muito disso mesmo. É claro que essa forma de pensar é uma moeda de dois lados, pois sabemos que o sucesso profissional não funciona sem muito trabalho, conhecimento e dedicação...tirando algumas exceções, é claro.

Mas também, esta maneira de encarar as “coisas da vida”, pela geração digital-celular, nos ensinam a busca pela qualificação de nossas vidas. Vivemos hoje uma procura incansável por trabalhar pouco e viver melhor...e essa insistência, em algo que a pouco parecia utopia, devagarzinho, vai parecendo algo possível para qualquer um conseguir.

Isso pode ser porque a tecnologia e a conectividade na qual vivemos hoje possibilita não termos mais tanta necessidade física para que o trabalho aconteça. O trabalho pode ser realizado de qualquer lugar e das mais diferentes formas. É claro que temos muitas coisas presenciais ainda, e continuaremos tendo, mas a não necessidade de estarmos presente abriu um novo universo de possibilidades.

Não precisamos mais de uma sala física para termos um escritório, ou mesmo estarmos todos à uma mesa para uma reunião. Não precisamos mais ir a uma loja para comprar algo e tão pouco precisamos de dinheiro físico (notas) para pagarmos nosso transporte...fazemos tudo online.

O fato de passarmos a ter muito mais tempo disponível percebemos que podemos fazer outras coisas...apostar em hobbies e paixões como uma profissão plano “B”, com o sonho de que se transforme em plano “A”...ou simplesmente possuir mais tempo para dedicar à família ou a si mesmo. E isto deve-se por conseguirmos realizar um universo de coisas com nosso celular e computador ao invés de passarmos horas em deslocamentos e filas.

A revolução das relações de trabalho já avançaram muito nos últimos cinco anos, mas, mesmo assim, isso ainda não representa muita coisa. As possibilidades são gigantescas. Em parte, porque é preciso tempo, investimentos, adaptações tecnológicas e econômicas para que aconteça. Mas também, em parte, por sermos agarrados às formas tradicionais das “coisas” serem feitas. Temos que abrir a cabeça para novas possibilidades de atuação profissional e empresarial, pois somente dessa forma alcançaremos resultados diferentes. Pergunte-se a quanto tempo fazes a mesma coisa da mesma forma?

Temos que evoluir como profissionais, como funcionários e também como empresários. Afinal de contas, independente de qual elo você esteja nessa corrente de trabalho, somos todos seres humanos e, como tal, todos queremos trabalhar melhor e vivermos com mais qualidade.

Vivemos a era de compartilharmos trabalho, conhecimento, resultados e buscar qualidade de vida com realização profissional.

Maurício Aurvalle.

#Digital #RedesSociais #LifeCoaching #Comportamento #Pensamentos #CoachingEmpresarial #TextosMaurícioAurvalle #MaurícioAurvalle

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo