Qual a importância de um conceito?


Conceito.

Você sabe a importância de construir um conceito ao decidir realizar alguma coisa? Qualquer coisa?


Conceito

Pode ser um projeto arquitetônico ou decoração.

Pode ser uma marca ou um figurino.

Pode ser um cenário ou uma coleção de moda.

Pode ser um universo de coisas.

O certo é que, construir um conceito forte é garantir a possibilidade de sucesso de um trabalho.

Desenvolver a criação de um conceito possibilita que o processo de fazer algo possuirá uma referência comparativa para a qual todas as escolhas poderão ser questionadas quanto a sua conexão ou não com o conceito.

Por exemplo.

Se estou trabalhando o projeto de um restaurante cujo o conceito seja “Brasilidade”, eu te pergunto: posso decorar com estampas clássicas xadrezas, cortinas de veludo, poltronas e sofás chesterfield, tapetes persa e iluminação intimista? Acho que não faz sentido com o conceito correto?

Mas e se utilizarmos tramas naturais, cores tropicais, tecidos leves, elementos com madeira, paisagismo abundante, ambientes iluminados e integrados, fotos de praia e natureza...não faria mais sentido?

Pois é, e isso não significa que uma combinação decorativa é mais ou menos bacana que a outra, mas apenas é que uma delas representa melhor o conceito escolhido.

A definição e escolha de um conceito impede que façamos escolhas feitas pelo “mais bonito” ou “por que combina”, ele nos orienta sobre qual ou o quê irá ajudar a construir um contexto capaz de transmitir uma ideia, mensagem ou uma sensação com a qual nos identificamos.

Aconchego é e pode ser um conceito para o interior de uma casa. E esta escolha irá pautar toda e qualquer definição ou compra no projeto de decoração. Este sofá é aconchegante? Esta cor que utilizaremos nas paredes irá trazer uma sensação de aconchego? E por aí vai.

Um grande problema que vejo na construção dos trabalhos é a confusão entre construir um Conceito e achar uma Referência.

A principal diferença é que Conceito é Sensorial e Referência é Imagem.

Podemos transformar um lugar com a cara de um ambiente Country, mas não significa que seja legal ou bom de se estar. Pode ser que apenas pareça com o tema.

Agora, se for definido um Conceito do tipo: Quero me sentir um caubói americano em sua casa de fazenda...tenho certeza que a base de pesquisa e construção da decoração e da arquitetura de interiores será completamente diferente e muito mais complexa e qualificada, pois abrirá percepções e escolhas com maior diversidade e sentido.

Particularmente, sou muito fã de se dedicar a construir um Conceito para qualquer tipo de projeto, pois ele se torna um importante guia para todo o processo de criação e execução e não nos permite perder a linha de raciocínio em meio às milhares de decisões e escolhas que temos que fazer.

Se tiver dúvida, pergunte ao conceito!!!!

Invista nos seus conceitos!

Obrigado pela leitura.

Maurício.

#Decoração #Pensamentos #Interiores #Arquitetura #TextosMaurícioAurvalle

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo