top of page

O Conceito para os Negócios.


Você saberia responder qual o Conceito do seu Negócio?

Talvez você acredite que não precisa de um. Ou talvez nem entenda como construir um e porque sua necessidade?


Conceito Nespresso

Costumo dizer que a boa construção de um Conceito no universo da criação é fundamental para o desenvolvimento qualificado de qualquer coisa. Isto porque é o Conceito quem orienta e defini todas as escolhas e decisões que precisamos tomar ao construir algo.

Quando falo em construir algo eu quero dizer qualquer coisa, de uma casa residencial, um novo negócio à um produto.

Um exemplo disto é a propaganda da Nespresso (café em cápsulas) com o George Clooney. A campanha é baseada em um slogan “What else?” ( “o que mais?”). Algo como: “O que mais vocês precisa do que tomar um Nespresso?”.

Veja o link: https:


Essa atribuição de um produto único, de gosto refinado e incrível beleza, faz com que todo um contexto a sua volta seja produzido, ao ponto de tornar o charmoso ator Hollywoodiano em alguém comum e menos atraente.

Certamente há um Conceito por trás deste Slogan, mas se o tomarmos como sendo o Conceito do produto também explicaria porquê tudo foi feito da maneira que foi feita.

Se o conceito busca fazer referência a pessoas inteligentes, refinadas, elegantes e mais um monte de atrativos...e consumi-lo faz você se sentir uma destas pessoas, então faz sentido a marca optar pelas escolhas feitas. Vejamos:

  1. O Café já vem “pronto” e em Cápsula (que palavra bonita não?). O café vem em embalagens valiosas.

  2. As Cápsulas são brilhantes e lapidadas como pedras preciosas.

  3. Os cenários das propagandas são sempre chiques e caros.

  4. Os atores são sempre referência de beleza e estilo.

  5. Os diversos sabores apresentados possuem definições gourmet.

  6. É apenas vendidos em lojas conceito da marca ou online.

Enfim, eu poderia fazer uma lista gigantesca de ações e definições pautadas pelo conceito, e graças a este conceito forte e bem definido é que todas estas descrições são instantaneamente percebidas ao nos relacionarmos com a marca e o produto.

O que lhe parece mais sofisticado, ser servido um café de uma térmica ou um café de uma máquina com belo design onde te perguntam, expondo um mostruário com diversas cápsulas de cores bonitas e brilhosas, que sabor e formato mais te agrada para o seu café? (veja bem, não estou falando mal dos cafés de térmica viu?!!! J )

Isso é conceito aplicado!!!

Pois agora eu lhe pergunto – “Você acha possível construir uma marca, um produto ou um negócio sem uma forte definição de conceito?” “Você consegue extrair do seu negócio tudo aquilo que ele poderia proporcionar?”

O processo de construção de um Conceito, nada mais é, do que a necessidade de validação e pleno entendimento daquilo que está sendo oferecido ao público e também a compreensão de quem é o seu público.

Para identificarmos o público consumidor do nosso produto, precisamos ter domínio sobre o que iremos oferecer e tornar este resultado algo tão claro e completo que por meio de poucas palavras ou imagens, um universo de informações inundem a cabeça do cliente e consumidor.

Tem produtos e serviços que falam por si só de tão bem construídos e comunicados que são.

Pense a respeito do seu negócio e faça o seu questionamento. E se o resultado não for o ideal, comece a pensar em desenvolver este lado do seu também.

Obrigado pela leitura.

Maurício Aurvalle.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page