top of page

Decoração II


Decoração II

Acredito que meus melhores trabalhos foram os clientes que fizeram.

Sim, é isso mesmo! E você pode pensar - “mas então por que contratar um arquiteto?” – e eu te explico...mas sem antes dizer:


É claro que há clientes que preferem que o trabalho seja realizado, por completo, pelo arquiteto...que diga suas preferências e passe totalmente a bola ao profissional para que entregue um ambiente pronto e belo. E está tudo certo também!! Não há a necessidade de uma regra, mas sim uma melhor adaptação à cada caso de trabalho.

Mas, e quanto a estória do cliente fazer o seu próprio projeto?

A questão é sobre o que acredito e praticamos no escritório. Temos o entendimento que, para uma pessoa chegar no momento de contratar um arquiteto, é porque ela já pensou bastante nos motivos, nas necessidades e já imaginou algumas dúzias de resultados. Ou seja, já se dedicou a entender aquilo que gostaria. É claro que identificar numa revista, ou na internet, ambientes bacanas e desejáveis não é difícil, basta apenas ter um tempo disponível para fazer com calma. Agora, como chagar à tal resultado é que está o maior trabalho.

Para mim, a pesquisa de referências é um trabalho de extrema importância, pois nos ajuda a construir e visualizar as primeiras ideias do que iremos trabalhar e construir. Certamente que muitos fatores influenciam para saber se conseguiremos chegar ao nível de resultado (e não me refiro à cópia) identificado nas referências, mas, certamente, é por meio delas que identificamos um “norte” para o processo e resultado.

Lembrando que, sempre existem alguns importantes fatores que interferem no processo, como: Orçamento disponível, tamanho do espaço/ambiente, disponibilidade de produtos no mercado, necessidade de obra, impossibilidades construtivas, tempo necessário e por aí vai...

“OK...agora, por favor, volta a parte sobre o cliente fazer e não o arquiteto.”

Explicando...É claro que até se chegar ao ponto de compra dos objetos e mobiliário existe todo um processo de desenvolvimento de projeto, o qual irá identificar estilo e necessidades...irá conformar uma disposição de mobiliários e organização de ambiente, o chamado Layout...irá identificar cores predominantes, o melhor tipo de iluminação, o melhor piso ou tapete e assim vai. Escolhas e definições que colidem com o Gosto, a Funcionalidade, o Custo, a Beleza, a Harmonia, a Combinação, o Tamanho disponível, o Uso diário, quais Equipamentos, quantas Tomadas e Interruptores, quais Cores.........

Esse é o trabalho...possibilitar que o cliente enxergue o seu ambiente do jeito que gostaria, mesmo sem ter comprado nada!! 😊 E é por meio deste processo de projeto que o cliente vai conseguindo compreender e imaginar tudo aquilo que gostaria de ter. E o mais importante, o porquê de cada coisa. Este é o entendimento que passa a dar às pessoas a segurança e tranquilidade de sair às compras.

É claro que ter o profissional acompanhando esse processo é muito mais seguro e qualificado, principalmente com elementos de uso e função, como; sofá, mesas, cadeiras, marcenaria planejada, etc..., pois são elementos que exigem uma escolha que contemple conforto, funcionalidade, “usabilidade”, proporção ao espaço e não somente por uma escolha estética.

Outra questão, diz respeito à que muitos projetos iniciam com valores, apenas, capazes de realizar parte do desejado, fazendo com que o ambiente seja completado ao longo do tempo e disponibilidade financeira ou ritmo do cliente. Em muitos casos, deixa-se espaços “em branco” na decoração para que sejam ocupados por elementos trazidos de viagens, ou então por aqueles que, em breve, serão presenteados por familiares.

Quando o cliente assume este gosto e prazer por comprar para o seu lugar de viver ou trabalhar, faz com que estes locais fiquem muito mais personalizados e acolhedores, pois cada peça terá a cara do seu dono e uma estória para ser contada.

Acredito que poder construir no cliente este entendimento sobre as escolhas e compreensão do conceito desejado seja o grande desafio e satisfação do trabalho., pois o resultado será belo....com toda a certeza.

Maurício Aurvalle, arquiteto.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page