A teoria dos 10 pneus.

A teoria dos 10 pneus.

Você já ouviu falar?

Com certeza não, pois tive essa ideia a pouco tempo vendo os pneus carecas de um caminhão na rua.


Você já imaginou se seu negócio fosse um caminhão de 10 pneus e você cuidasse somente de 4 deles? E para piorar, você tem uma longuíssima viagem pela frente e com a caçamba completamente carregada de carga, onde, seu peso sobre a suspensão, força o caminhão a utilizar todos os pneus. Você acha que vai conseguir completar essa jornada cuidando apenas de 4 dos 10 pneus?


Agora, substitua o caminhão pelo seu negócio e ao invés de 10 pneus tenhamos 10 importantes funções para o funcionamento dele, como por exemplo: 1. Planejamento 2. Gestão 3. Estratégias de Venda 4. Marketing e Comunicação 5. Inovação em Produto e Serviço 6. Mídias Sociais 7. Arquitetura do Espaço Comercial 8. Decoração e Apresentação 9. Prospecção e 10. Financeiro.


Digamos que destas 10 funções/ações, você tenha habilidade, conhecimento e vontade de fazer em apenas 4 delas e as demais ou você não as faz por não saber (ou não gostar), ou você delega sem nenhum controle efetivo sobre as ações e resultados.


Você acha que o negócio conseguirá manter sua qualidade, sucesso e capacidade de concorrência por muito tempo com apenas 4 de 10 engrenagens bem “azeitadas”? Salve as exceções, que sempre existem, em algum momento, “ali na frente”, você começará a perceber que o trabalho se torna maior e os retornos menores.


Tenho certeza que muitas pessoas com seus negócios, sejam eles em forma de empresas (no sentido de possuir estrutura física, funcionários e produtos/serviço) ou como profissional autônomo, já passaram por isso uma ou mais de uma vez. Ou até, estão enfrentando isto neste exato momento.


Particularmente, já passei muitas vezes por esse processo e vejo que, de modo geral, ele é muito mais frequente em nosso contexto comercial do que imaginamos, pois manter tudo em andamento ( e olha que nem estou falando de manter com alta qualidade) é complexo, trabalhoso e desafiador, principalmente se você não puder contar com ajuda de outros profissionais ou sócios neste contexto.


Com a velocidade das mudanças tecnológicas, a disposição de conhecimento na ação de um click e o amadurecimento do consumidor nas suas escolhas, a forma de vendermos produto e serviço está em um constante movimento de inovação e evolução, o que nos obriga ficar atento à estes fatores o tempo todo.


Aqui eu listei apenas 10 itens, mas é claro que o seu negócio pode demandar outros cuidados para mais ou para menos, mas seja como for, e para garantir uma saúde comercial longeva, é preciso estar atento e operando o maior número possível de pontos estratégicos do seu negócio.


Abra seu negócio no papel com mais frequência e avalie as ações feitas em cada ponta de ação para que, dessa forma, inovações e melhorias passem a fazer parte da sua rotina de trabalho e do crescimento constante.


Espero que este pequeno texto possa ter ajudado para refletires sobre o seu atual momento e se quiseres ir além deste texto, fica o meu convite para um bate-papo que pode ser desde um café até uma conversa por Skype.


Abraços,

Maurício Aurvalle.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo