CONSTRUIR para MORAR

CONSTRUIR para MORAR


Gostaria de apresentar uma grande oportunidade para você que ainda não mora em imóvel próprio, ou por não ter pensado nisso ainda, ou por achar que não dispões das condições financeiras para tal investimento.

Trata-se do modelo SBPE de Construção Financiada pela Caixa Econômica Federal, que te permite adquirir terreno e construir sua casa financiando 100% desse valor com prazos de pagamento que superam os 30 anos.

Sem dúvida alguma, é uma das melhores formas que você irá encontrar para adquirir um imóvel próprio. Principalmente neste momento de crise pelo qual o país passa, pois o Governo Federal está utilizando a Caixa para fomentar o mercado da construção civil por meio de crédito imobiliário, a baixíssimos juros anuais de 6,5%, também, para as construções residenciais de pequeno e médio porte. E não somente para grandes empreendimentos multifamiliares.

Os valores de financiamento são liberados de acordo com a renda bruta familiar e limitados à uma proporção de que não comprometa mais do que 30% desta renda comprovada por meio do Importo de Renda.

Certamente não há melhor condição no mercado de financiamento, pois a Caixa é a maior investidora neste tipo de crédito, correspondendo a 70% do total de financiamentos realizados.

E por que construir é muito melhor do que comprar um imóvel pronto? Porquê o valor de imóvel pronto é o somatório dos custos para se construir somados aos lucros de venda. E em muitos casos, esta diferença pode ser enorme!! Podendo ultrapassar o dobro do valor de construção. Mas isto nós veremos mais adiante em um outro texto meu que se aprofunda nestas questões.

Ou seja, com o mesmo valor de financiamento, se optar por adquirir um terreno e construir sua casa, você terá condições de realizar muito mas m², e com maior qualidade, do que se utilizar este mesmo valor para adquirir um imóvel pronto.

Além do mais, fora você construir algo pensado para as suas necessidades e gosto, você ainda pode lucrar alto quando decidir vender sua casa, pois irá agregar ao valor da venda, além da valorização, o seu lucro.

As vantagens deste modelo são muitas, inclusive para a compra do terreno, pois a Caixa realiza o pagamento 100% à vista, o que permite uma melhor negociação no valor do terreno. Também não podemos deixar de falar da existência de um seguro, no qual todo o financiamento contempla, que lhe possibilita utilizá-lo para manutenção e reparos em sua casa e nos casos de morte ou invalidez, quita 100% da parte do assegurado no financiamento.

Agora, por que pouca gente opta por esta modalidade de financiamento e acaba adquirindo um imóvel pronto?

Realmente existem muitos motivos para isso e eu vou te falar sobre alguns:

Desconhecimento:

O público em grande parte sabe que existem diversas formas de se financiar uma construção, mas há pouca informação clara a respeito disponíveis em sites ou publicações. Acaba que sempre fica na dependência de encontrar quem tenha conhecimento sobre o assunto e isso não é fácil. E as publicações que tratam do tema ou são muito superficiais, e pouco agregam com informações valiosas, ou são complicadas e técnicas demais.

Desconhecimento por parte dos Profissionais da área da Arquitetura e Engenharia:

Antigamente, era muito comum profissionais engenheiros e arquitetos dominarem as formas de financiamentos existentes no mercado, pois era uma forma de se construir amplamente aplicada. Hoje em dia, essa prática tem se limitado muito para grandes empreendimentos e construtoras/incorporadoras.

A nova geração de engenheiros arquitetos, se acostumou com as construções realizadas para clientes ou investidores que se utilizam de recursos próprios para construir. De modo geral, deixaram de ter a necessidade de ajudar o cliente à como obter recursos para suas realizações. E como as gerações mais antigas estão cada vez menos presente no mercado (ou também se acostumaram com as novas realidades), este formato foi sendo esquecido e deixado de lado.

Desconhecimento por parte dos Profissionais de Venda:

Neste caso, novamente, a área de vendas viu mais vantagem em focar seus esforços na viabilização de financiamento para imóveis prontos, pois é muito mais fácil e objetivo de se realizar. É um formato que somente depende da aprovação de crédito, pois todos os demais trâmites envolvendo a construção do imóvel já estão prontos. Menos trabalho para os corretores e maior a quantidade de imóveis vendidos.

Interesse das Construtoras e Incorporadoras:

Como nas últimas décadas houve uma explosão de construção de prédios residenciais, o mercado em torno dos financiamentos concentrou seus esforços para viabilizar as vendas dessa alta quantidade de empreendimentos residenciais. Um exemplo disso, são os “Feirões da Caixa” que conectam os empreendimentos com o público por meio de seus financiamentos.

Saiba mais a respeito de projetos de casas e como você pode adquirir seu terreno e construir a sua casa totalmente financiada pela Caixa Econômica Federal.

Leia meus outros textos a respeito de financiamento pela Caixa para a construção de casa clicando neste link abaixo:

LINK:

https://www.mauricioaurvalle.com/construcaocasafinanciada

Ou entre em contato comigo e tire suas dúvidas e demais informações para se tornar o mais novo proprietário de uma casa própria.

Me chame pelo Whats:

https://whats.link/textoblogcasas

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo