Modelo de Financiamento -SBPE-

Atualizado: 5 de dez. de 2020

PROCESSO de financiamento no Modelo do SBPE

- Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo -

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um modelo de financiamento extremamente qualificado e atrativo para quem busca construir uma casa residencial. Trata-se de um crédito disponibilizado proporcional à Renda Bruta Familiar do proponente ou do somatório das rendas dos envolvidos no financiamento com objetivo de maior disponibilidade de valor financiado.

.

Este modelo, o SBPE, é financiado pelo Fundo de Poupança do país, isso quer dizer que não há problema com recursos a serem emprestados, contanto que ele esteja adequado a capacidade dos proponentes em quitar as parcelas do mesmo.

.

Como visão de mercado, a Caixa entende como um excelente negócio investir na construção civil, mesmo quando há inadimplência e retomada do imóvel, pois ela sempre obterá lucro, seja ele com os juros pagos no financiamento ou com a valorização e posterior venda do imóvel retomado nos leilões que realiza.

.

Assim como a Caixa, o Governo Federal também entende que os financiamentos à construção civil são de extrema importância ao país, pois movimentam um expressivo setor que é o da construção civil. Principalmente agora, em plena pandemia de 2020 e ingresso em um delicado e complexo momento de crise e recessão.

.

Para o Governo Federal, o modelo de financiamento de Aquisição de Terreno e Construção de Casa para Moradia, viabilizado pelo formato do SBPE, possibilita amplas oportunidades de obtenção de casa própria e uma forte injeção de recursos no setor de menor porte da construção, mas que movimenta uma enorme cadeia da sociedade trabalhadora e de negócios.

.

Dessa forma, Governo e Caixa, vem qualificando os processos de financiamento para a construção e baixando fortemente os juros destas modalidades, tendo o SBPE um Juros de 6,5% a.a. + taxa TR. Como o menor juros do mercado nesse setor para construção civil. Principalmente voltada para residência familiar, baixando juros e melhorando os processos de fiscalizações para a liberação dos recursos de construção.

.

Os financiamentos são realizados em Pessoa Física, para CPFs sem restrições, e com a liberação de recursos de acordo com a Renda Bruta apresentada, respeitando a proporção de até 30% de comprometimento desta renda mensal.

​.

Você pode financiar em diferentes situações; sozinho (para aqueles com estado civil: solteiro), com seu cônjuge (para as pessoas com união civilmente registrada) ou optar se unir com quantas outras pessoas tiver interesse para somar rendas e ampliar o valor liberado de financiamento.

.

O programa SBPE é destinado à pessoas e famílias que já possuam um imóvel e/ou que o somatório das rendas brutas estejam acima de R$7.000,00.

.

E PARA ESTA MODALIDADE AS REGRAS SÃO:

- NÃO HÁ LIMITE de valores para o financiamento, desde que não comprometa mais de 30% do valor da renda bruta informada.

- PODE ser construída PARA VENDER.

- Pessoas SEM VÍNCULO FAMILIAR podem unir suas comprovações de renda para aumentar os valores do financiamento.

- A VENDA da CASA construída poderá ser efetivada logo após a conclusão da construção, obtenção de Habite-se e assinatura final com a Caixa. No entanto, ela poderá ser ofertada para a venda (e realizado contrato de compra e venda), desde o primeiro dia de obra.

- Juros foram reduzidos para 6,5%a.a. + Taxa TR

- 100% do PAGAMENTO do TERRENO é realizado à vista pela CAIXA.

- Parcelas do financiamento compatíveis ou inferiores às de um aluguel com metragem semelhante.

- Financiamento com SEGURO de VIDA para casos de Morte ou Invalidez.

- INÍCIO do PAGAMENTO do financiamento somente após a conclusão da obra, obtenção de Habite-se e assinaturas finais com a Caixa. Ou seja, você não paga as parcelas durante todo o período de obras.

.

NÃO ACREDITA?

.

Se você acha tudo isso "bom demais para ser verdade", lembre-se, nós estamos falando de um negócio 100% legítimo e oportunizado pela Caixa Econômica Federal, que é responsável por 70% dos investimentos no mercado imobiliário e construção civil no Brasil.

​.

Um sistema com Normas, Regras e corpo técnico específico para realizar as análises e fiscalizações de todas as etapas do processo e da obra.

​.

E lembre-se, 2020 vem sendo um ano de extremo desafio e provação econômica para o país e pro mundo. Em função disto, o Governo Federal, juntamente com a Caixa Econômica Federal, entende que fomentar a construção civil e o acesso à moradia é uma das grandes formas de ajudar o Brasil a se recuperar economicamente, pois cada obra realizada com recursos do Governo movimenta uma enorme corrente de trabalhadores da construção civil, profissionais técnicos, o comercio, os transportes, empresas de alimentação e mais um monte de outros negócios.

.

Ou seja, investir na construção civil é fortalecer a economia e injetar recursos públicos em todos os níveis desta esfera econômica.

.

COMO FUNCIONA ESSE PROCESSO?

.

Bem, como falei inicialmente neste e-book, eu sou arquiteto e junto com meu escritório realizamos projetos, aprovamos em Prefeitura e gerenciamos todo o processo e execução da sua obra.

​.

Mas como obra não se faz obra sem recursos financeiros, eu me especializei nesta modalidade de financiamento da CAIXA para: AQUISIÇÃO de TERRENO e CONSTRUÇÃO de uma CASA ou CONSTRUÇÃO de uma CASA em TERRENO PRÓPRIO.

​.

E para agilizar e facilitar mais ainda todo esse processo, desenvolvi parceria direta com correspondentes Caixa para tornar todo esse processo de análise, aprovação de crédito e documentações de forma 100% online, necessitando sua presença numa agência Caixa somente para realizar a assinatura do contrato.

.

Isso significa conforto, agilidade e garantias de que seu processo não terá problemas, pois estará acompanhado diretamente por pessoas responsáveis pelo processo. Você só precisará reunir a documentação solicitada e nos enviar de forma eletrônica. Simples assim.


O PROCESSO

.

Para aprovar seu financiamento e iniciar a obra da sua CASA NOVA, irei conduzir com você por todas estas etapas abaixo:​

​.

1º Passo - SIMULAÇÃO de FINANCIAMENTO

.

O passo inicial é a realização de uma Simulação de Financiamento, no Simulador Online da Caixa, para compreender qual o máximo de financiamento que a Caixa irá liberar para sua construção.

.

A diferença aqui, é que vou saber como obter do Simulador Caixa a melhor condição de financiamento possível para o seu caso. Você não deixará "dinheiro na mesa".

​.

Com esta simulação em mãos, saberemos qual o tamanho da casa que conseguirá construir e, caso ainda não tenha, que valores de terreno poderás pagar.

​.

2º Passo – APROVAÇÃO de CRÉDITO

.

Para você consolidar os dados e valores indicados pela Caixa em seu Simulador, é preciso realizar uma Aprovação de Crédito formalmente. Para isso, a Caixa solicita documentações para comprovar Renda, CPF sem restrições e algumas outras informações. Tudo feito de forma ágil por meio de e-mail ou Whatsapp.

​.

Ao realizar este 2º passo, a Caixa lhe dará a certeza de quanto será disponibilizado ao seu financiamento, a forma de pagamento, suas parcelas e juros envolvidos.

​.

3º Passo – ABERTURA do PROCESSO

.

Agora que você já tem certeza sobre o valor de financiamento a ser liberado, é preciso: Achar o Terreno (e assegurá-lo por um contrato de "compra e venda"), Realizar o Projeto Final da sua Casa (e preferencialmente aprová-lo na Prefeitura), Especificar (Memorial Descritivo), Orçá-lo por completo e Completar com demais Documentações solicitadas.

.

E tudo isto será feito para você.

​.

4º Passo – INÍCIO das OBRAS

.

Após ter sua Aprovação de Projeto na Prefeitura, sua Licença de Obra emitida, Terreno com Contrato de Compra e Venda e todas as Documentações apresentadas, realiza-se a Assinatura dos Contratos (e registros) de Aquisição do Terreno (para quem não possui) e Autorização/Liberação dos Recursos para se Iniciar as Obras.

​.

É nesta etapa que o cliente precisará ir à uma agência da Caixa, junto com os demais envolvidos no financiamento e compra/venda do terreno, para que todos realizem as devidas assinaturas.

.

Com tudo isso feito, realizam-se as liberações dos valores tanto da compra do terreno, pago ao proprietário 100% à vista, quanto para o início da obra.

.

5º Passo – A OBRA

.

A partir da assinatura com a Caixa, passam a contar os prazos estabelecidos em cronograma de obra que foram apresentados no processo e, juntamente com o projeto, por onde serão realizados os acompanhamentos e vistorias para as liberações de recursos destinados à construção.

.

Este processo termina quando sua obra estiver 100% concluída, vistoriada, com habite-se emitido e assinatura de transferência feita com a Caixa. É a partir desse momento que você começa a pagar as prestações do seu financiamento.

Saiba mais a respeito de projetos de casas e como você pode adquirir seu terreno e construir a sua casa totalmente financiada pela Caixa Econômica Federal.

Leia meus outros textos a respeito de financiamento pela Caixa para a construção de casa clicando neste link abaixo:

LINK:

https://www.mauricioaurvalle.com/construcaocasafinanciada

Ou entre em contato comigo e tire suas dúvidas e demais informações para se tornar o mais novo proprietário de uma casa própria.

Me chame pelo Whats:

https://whats.link/textoblogcasas

12 visualizações0 comentário