Sobre PROJETAR uma CASA

Atualizado: 11 de dez. de 2020

SOBRE PROJETAR UMA CASA

Quando pensamos sobre “projetar uma casa” sabemos que existe um processo pelo qual será preciso enfrentar, cheio de questionamentos e decisões a serem tomadas.

.

E quando pensamos em projetar uma casa para que ela sirva de nossa moradia, outros tantos pensamentos se unem aos já habituais desse processo, pois, além de todas as decisões técnicas sobre formas, funções e materiais, ainda precisamos decidir todas as demais questões subjetivas que farão parte do dia-a-dia de viver em uma casa.

.

Mas não se desespere, esse processo não precisa ser uma dor de cabeça. Pelo contrário, todas suas possibilidades de poder construir algo 100% pensado do jeito que você sempre quis ter uma casa, tornam esse processo extremamente realizador.

.

É claro que se faz imprescindível a escolha de um bom profissional arquiteto para conduzir e realizar todo esse processo, já que será quem irá transformar todas suas ideias, gostos e necessidades em um resultado arquitetônica e construtivamente qualificado.

.

O projeto, sem sombra de dúvidas, é o elemento e a fase de maior importância de todo o processo de se construir algo, pois além de nos garantir as necessidades, conforto e estética sonhada, será ele quem conduzirá toda a construção e custos envolvidos.

.

Ou seja, ao começarmos o processo de pensar uma casa, passamos a lidar com questionamentos das mais diferentes e complexas ordens e são as respostas obtidas destes questionamentos que serão traduzidas para o papel e canteiro de obra em forma de quartos, sala, cozinha, áreas de lazer, banheiros, etc...

.

Algo que gosto muito de lembrar, quando vejo uma construção com problemas, é que o grande definidor de boas casas não é a capacidade financeira para investir, mas sim a qualidade das decisões e opções tomadas durante o processo de projeto. Com o mesmo valor, podemos construir uma casa totalmente cheia de defeitos ou uma casa incrível.

.

Se somente pudesse realizar uma pergunta ao meu cliente para projetar a sua casa ela seria:

“Como você quer se sentir ao usar e viver na sua casa”.

.

E se me fosse concedida apenas mais uma pergunta, ela seria:

“O que você quer ver quando enxergar a sua casa?”

.

Acredito que a forma e conceito arquitetônico devam estar a serviço para quem as irá viver, pois ao final, o que percebemos da arquitetura está muito mais ligado ao que ela nos impacta funcional e emocionalmente do que a percepção de linhas e volumes arquitetônicos.

.

Estes podem até nos maravilhar, mas se não promoverem uma conexão com seus moradores e tão pouco atenderem ao conforto e estilo de vida, nada mais serão do que construções com pretensões arquitetônicas.



Saiba mais a respeito de projetos de casas e como você pode adquirir seu terreno e construir a sua casa totalmente financiada pela Caixa Econômica Federal.

Leia meus outros textos a respeito de financiamento pela Caixa para a construção de casa clicando neste link abaixo:

LINK:

https://www.mauricioaurvalle.com/construcaocasafinanciada

Ou entre em contato comigo e tire suas dúvidas e demais informações para se tornar o mais novo proprietário de uma casa própria.

Me chame pelo Whats:

https://whats.link/textoblogcasas

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo